>Onde uma grande amiga vive. E sobre o programa que ela apareceu no GNT

>

::

Programa Fora de Casa (GNT), com minha amiga Clarisse Cunha Linke:

WINDHOEK, ONDE O VENTO FAZ A CURVA

por Luciano Cian

Esse é o nosso último post. Depois de 13 programas com 13 mulheres em 13 países chegou a hora de voltar pra casa. Uma jornada que deixa saudades. Perambulando por esses países conhecemos muita gente boa. Pisamos e locais inimagináveis. Gravamos em locações tão distinas quanto belas. Cruzamos algumas fronteiras físicas, outras particulares. Mas como qualquer viagem chega ao fim, reservamos uma personagem e um lugar muito deferente para fechar a casa: Windhoek.

Quando a produção escalou a Namíbia no nosso roteiro, confesso que pouco sabíamos sobre esse país africano. Pouco não, nada mesmo. E foi com essa sensação de mergulhar no escuro que fomos até Windhoek para mostrar o que uma brasileira faz por lá. Clarisse, nossa personagem em questão, tem muito o que dizer. Sua história coincide com outras do programa: amor e trabalho. Mas, logo que a carioca começou a falar, percebemos que se tratava de uma pessoa especial. Clarisse e seu marido – o australiano gente fina Michael Linke – vivem em Windhoek onde comandam a ong Ben Namíbia. Michael aliou suas habilidades e sua paixão pelas bicicletas para montar uma ong que usa o meio de transporte como salva-vidas local. A Namíbia é um país pobre, com a maior disparidade social domundo. Como outros países africanos, sofre a epidemia do HIV. Como a população vive em locais afastados, muitos locais não se tratam porque não tem como ir ao hospital. Michael e Clarisse recebem doações de biciletas de segunda mão do mundo todo. Na ong eles reformam essas bicicletas e distribuem de acordo com a necessidade da população. Muitas bicicletas viram ambulâncias, outras são doadas para os melhores alunos de uma escola pública. Em resumo, um trabalho exemplar que exprime o real significado da palavra sustenbilidade.

Clarisse e Michael são aquelas pessoas que sabem fazer a diferença, que acreditam e gostam de trabalhar em prol de um mundo melhor. Foi assim, ao lado dessas pessoas tão especiais que rodamos a capital da Namíbia atrás de boas histórias. Infelizmente nem todas estão na tela. Histórias como as que ouvimos dos nossos divertidos motoristas locais: um juíz de futebol profissional e um ex-cantor que dizia, em altos brados, ter sido um grande playboy local. Personagens locais que fizeram da Namíbia um dos países mais divertidos da viagem.

Localizada um pouco acima da África do Sul, a Namíbia também sofreu com o Aparthaid. Mas, diferente do país vizinho, o clima é tranquilo. Muitos dizem que o país é o playground da África. Conhecido pelo grande deserto e pelos safáris, a Namíbia foi colonizada pelos alemães e, posteriormente, tomada como parte da África do SUl até que, em 1966, a SWAPO (South-West Africa People’s Organisation), um movimento independentista, lançou uma guerra de guerrilha contra as forças ocupantes. Em 1988 o governo sul-africano terminou sua administração no território, de acordo com um plano de paz das Nações Unidas para toda a região.

É isso, aqui acaba nossa viagem. Gostaríamos de agradecer a todos que se envolveram na produção do Fora de Casa. Amigos que indicaram amigos que, por sua vez, indicaram outras amigas como personagens. Obrigado aos nossos motoristas locais. Obrigado a July, nossa produtora que segurou as pontas no Brasil. Obrigado as nossas mulheres. Obrigado a Paula, nosso primeiro contato com o canal, bem como a toda equipe de web. Obrigado Jorjão e Renata. Enfim, obrigado a todos que se envolveram direta ou indiretamente nessa jornada. E claro, um agradecimento mais que especial a todas personagens que confiaram na nossa equipe.

Blog da Clarisse: http://transitorios.blogspot.com/

BEN NAMÍBIA:
http://www.benbikes.org.za/namibia

NAMÍBIA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nam%C3%ADbia

A NAMÍBIA E A AIDS:
http://en.wikipedia.org/wiki/HIV/AIDS_in_Namibia

DESERTO DA NAMÍBIA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto_do_Namibe

Crianças de um ONG
Crianças de um ONG

Fonte: Fora de Casa – GNT

::

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s